A Sagrada Escritura coloca a Ressurreição do Senhor no «terceiro dia». O Símbolo da nossa fé retoma a mesma linguagem: «…Ao terceiro dia ressuscitou dos mortos». Na mesma ordem de ideias a Vigília Pascal situa-se precisamente no terceiro dia do Tríduo Pascal, ou com mais exactidão, é a Vigília que dá origem ao terceiro dia.

Segundo a indicação do Missal Romano, a Vigília não deve realizar-se antes do pôr do sol, nem depois do nascer do sol, portanto,deve ser celebrada «de noite», a «noite em que todo o mundo vigia» (Santo Agostinho).

A Vigília é um acto litúrgico uno, mas podemos distinguir nele quatro tempos importantes:

1º O LUCERNÁRIO, ou Liturgia da luz, com a bênção do «lume novo», o acender do «Círio Pascal» e a sua entronização em lugar visível para ficar aceso durante as celebrações da cinquentena pascal. Este primeiro tempo termina com o «Canto do Precónio», ou Anúncio Solene da Páscoa, um texto poético que celebra o mistério da «Noite de Páscoa».

2º LITURGIA DA PALAVRA que é parte integrante da Vigília. São propostas nove leituras bíblicas, sete do Antigo Testamento e duas do Novo. Normalmente só lemos três do Antigo Testamento: 1ª Gen. 1, 1-2,2 que nos conta a criação do universo e do ser humano, a 2ª Ex 14, 15-15,1 que narra a passagem do Mar Vermelho e 3ª Ez 36, 16-28 a promessa de uma Nova Aliança. As duas do Novo Testamento são a Carta aos Romanos 6, 3-11 explicando o que significa o Batismo e este ano o Evangelho da Ressurreição, segundo S. Marcos 16, 1-8.

A celebração da Palavra nesta Vigília pretende, em certo modo, fazer como que o apanhado da História da Salvação, desde a primeira criação à Ressurreição, o termo de chegada de todo o universo, saído no princípio, das mãos de Deus.

3º LITURGIA BAPTISMAL, introduzida pelo canto das Ladainhas, a bênção da água, a celebração dos Sacramentos de Iniciação Cristã e a renovação das promessas batismais de toda a assembleia, seguida da aspersão e terminando com a Oração dos Fiéis.

4º LITURGIA EUCARÍSTICA. Se houve quem tenha recebido o Baptismo e a Confirmação (Adultos) a Eucaristia é para esses o ponto culminante da Iniciação Cristã. Para os demais, já baptizados, é na Ceia do Senhor que todos encontram o banquete da Aliança, penhor da Páscoa eterna, junto do Pai. A Eucaristia da noite de Páscoa é mais do que nunca a «Ceia das núpcias do Cordeiro». Por isso, a Eucaristia é o ponto culminante da Vigília.

Participemos nesta celebração da Vigília Pascal, que é a matriz de todas as celebrações litúrgicas ao longo de todo o ano.

Na Sé de Angra a celebração da Vigília Pascal tem início pelas 21:30h.

Padre Ângelo Valadão

Related Posts

Leave a Reply