Comunidade

de todos, com todos e para todos

Território: Ruas Habitadas

A freguesia da Sé tem uma área de 1, 84Km2. Atualmente a sua população é de 955 habitantes, a residir em 450 casas, declarando-se católicos 900 pessoas.   Para além de outras ruas, são habitadas atualmente na freguesia da Sé as seguintes.  Alto das Covas, Rua do Barcelos, Largo e Rua da Boa Nova, Castelo, Rua dos Canos Verdes, Carreira dos Cavalos, Travessa dos Carvalhais, Rua Conselheiro José Silvestre Ribeiro, Rua Duque de Bragança, Rua Direita, Rua da Esperança, Rua de Jesus, Rua do Marquês, Rua dos Minhas Terras, Travessa do Moreira, Rua da Oliveira, Rua do Palácio, Rua da Palha, Largo Prior do Crato, Rua Recreio dos Artistas, Rua do Rego, Rua da Rocha, Rua da Rosa, Rua do Salinas, Rua de Santo Espírito, Ladeira de São Francisco, Rua de São Gonçalo,  Rua e Travessa de São João, Rua da Sé.

O pároco e a equipa sacerdotal

O Cónego Hélder Fonseca Mendes é pároco-moderador da Sé (hfonsecamendes@gmail.com) juntamente com o Cónego Ângelo Valadão Eduardo como pároco in solidum (angelovaladao@mail.telepac.pt) e o Padre Duarte Gonçalves da Rosa como vigário paroquial (duartegrosa@gmail.com) constituem a equipa sacerdotal da Sé. A equipa reúne regularmente, tendo cada presbítero a seu cargo diversos sectores da pastoral especial local, nas áreas da evangelização, espiritualidade, liturgia e caridade. A partir das 8.30 horas, de 2ª. a 6ª. feira, na Sé, é possível o encontro presencial com um padre, sendo que às 2ªs e 6ªs feiras está disponível o Padre Hélder, às 3ªs e 5ªs.  feiras, o Padre Ângelo e às 4ªs. feiras, o P. Duarte. Fora deste horário o atendimento será por marcação prévia.

Conselho Pastoral Paroquial

É o órgão colegial principal da paróquia. Manifesta a Igreja como corpo uno e organicamente diferenciado, sendo expressão privilegiada da corresponsabilidade. Cabe-lhe animar a vida da comunidade cristã e coordenar a atividade dos seus membros em todas as áreas que digam respeito às funções pastorais. São membros do CPP o pároco e o vigário paroquial, e outros sacerdotes com colaboração regular na paróquia, uma representante das religiosas, um membro do Conselho dos Assuntos Económicos, um representante de cada serviço e movimento de leigos presentes na paróquia e ainda fiéis escolhidas pelo pároco. Cabe a este propor os membros do Conselho ao Bispo diocesano para nomeação de um mandato renovável de três anos.

Conselho para os Assuntos Económicos

Este conselho tem como missão angariar  administrar os bens materiais, móveis e imóveis da paróquia para garantir a missão global da mesma, nomeadamente levar o evangelho a toda a gente, garantir o culto divino, as obras de caridade e misericórdia, sobretudo para com os mais pobres e cuidar da honesta e justa sustentação dos presbíteros e leigos (a tempo inteiro) ao serviço da paróquia. É formado por quatro paroquianos, com mandatos renováveis de três anos. Cabe-lhe fazer o plano e orçamento para cada ano, bem como executá-lo, dando contas aos paroquianos e à Diocese. Os donativos livres, o dever ou mandamento da Igreja de contribuir com um dia de trabalho para «o culto» podem ser entregues através do IBAN PT50 0059 0001 1253 4600 0586 9 ou diretamente na igreja ou no cartório pela entrega dos subscritos que são enviados para cada casa da paroquia no início do ano.

Vida Consagrada (S. Gonçalo)

Têm a sua inspiração e vitalidade no amor do Senhor Jesus, simbolizado pelo Seu coração. Como consequência desta espiritualidade, a adoração reparadora, feita diariamente, constitui uma das notas características. Este encontro lança as Irmãs para a evangelização, que é um irradiar da vida interior e uma preocupação constante de anunciar a Boa Nova em ações concretas, quer no campo da educação da fé a todos os níveis, quer na realização de obras de caráter social e caritativo.  Na paroquia da Sé, as irmãs estão no antigo Convento de São Gonçalo. A comunidade colabora nos trabalhos pastorais da paróquia, nomeadamente na catequese, liturgia e caridade. As Irmãs orientam o Recolhimento de São Gonçalo, IPSS com órgãos sociais próprios, que acolhe senhoras, dirigem o Colégio de São Gonçalo com um jardim de infância e centro de atividades de tempos livres, outra IPSS de natureza canónica, e um centro de catequese do 1º. ao 4º.ano.

Cartório Paroquial

Funciona numa dependência da igreja da Sé, com entrada pelo adro da Rua do Salinas, de 2ª. a 6ª. feira, das 15 às 18 horas. Aqui funciona também o cartório das outras paróquias da cidade de Angra do Heroísmo e onde estão os registos dos últimos 50 anos.  O contato do cartório é 295 217 850 ou sedeangra@gmail.com. Este departamento ocupa-se de toda a documentação e registos como preparação de processos de casamento católico e sua relação com o registo civil, bem como o que diz respeito aos sacramentos do batismo e da confirmação, e registo de óbitos. É possível obter certidões ou certificados diversos a partir deste serviço, que dispõe de um programa informático próprio, registando o que é direito dos fiéis e respeitando a lei da proteção de dados.

Comunicações e Transmissões

A Igreja enquanto comunhão e comunidade não prescinde da comunicação, que é feita para anúncio do evangelho, a catequese, a oração, o culto e a caridade. Ao serviço desta missão, a paróquia da Sé dispõe do boletim paroquial mensal, em versão digital e em papel, com uma tiragem de 500 exemplares, distribuídos gratuitamente por todas as casas da freguesia. Semanalmente, há informações que são feitas no final das celebrações e que ficam disponíveis no site da paróquia. Para alargar a informação sobre a Igreja Local consulte o site igrejaaçores; diocesedeangra; agência ecclesia; e vaticano news. O programa semanal Igreja Açores pode ser ouvido na Antena 1 e no Rádio Club de Angra todos os domingos a partir do meio dia, bem como a celebração da missa dominical da Sé às 11 horas, através da VITEC (TV), Antena 1 (RDP) e RCA.