Ensino

Catequese

Os encontros de catequese para crianças do 1º. ao 6º ano e de adolescentes do 7º. ao 10º. Ano decorem entre os meses de setembro a junho, aos sábados, pelas 17 horas, no Centro Pastoral da Sé, sito na Rua dos Canos Verdes, 115. Destina-se a crianças e adolescentes não batizados ou já batizados onde fazem a sua iniciação cristã. Também em cada ano se forma um grupo de catequese de adultos em ordem à iniciação cristã com encontros semanais em horário pós-laboral a indicar no início de cada ano pastoral. A catequese paroquial colabora com as famílias das crianças e adolescentes e conta com um grupo de doze catequistas no centro de São Salvador. Há outro centro de catequese, instalado no colégio de São Gonçalo, do 1º. ao 4º. ano, que funciona nos dias de semana pelas 16 horas, da responsabilidade das irmãs missionárias reparadoras do Coração de Jesus. A missa semanal com a catequese é celebrada na Sé com a participação das famílias, aos sábados pelas 18 horas, para além de celebrações próprias e festivas com cada um dos grupos. Há reuniões trimestrais com os pais/mães.
No caso de impedimento, ou qualquer outra razão, na realização das sessões presenciais da Catequese, consultar o endereço Educris.

Ensino

Preparação para o Batismo

Dois ou três meses antes do Batismo os pais devem contatar o pároco para pedir o primeiro sacramento para o seu filho, se se trata de crianças. Na primeira terça feira de cada mês, no salão do Seminário de Angra, há um encontro com mães e pais, madrinhas e padrinhos em ordem ao batismo dos seus filhos e afilhados. Trata-se da apresentar as motivações do pedido do batismo, a iniciação cristã, a teologia e liturgia deste sacramento em ordem a uma celebração livre, consciente e bem participada.  Na paróquia da Sé, os batismos são celebrados na igreja paroquial, por ser a única que tem batistério próprio.

Ensino

Preparação para o Matrimónio

Duas vezes por ano, em março e novembro, uma equipa local dos Centros de Preparação para o Matrimónio (CPM), movimento de leigos de pastoral familiar que acompanha os noivos em ordem ao sacramento do matrimónio, prepara novos casais a partir das suas motivações, da teologia e liturgia do sacramento, com um parte teórica e outra experiencial. Participar no CPM é uma condição necessária no processo de organização do casamento católico, que se faz junto do pároco no ano anterior à celebração do sacramento. Aí será indicado os passos a dar na organização do processo canónico e civil. Na paróquia da Sé, celebra-se o matrimónio na igreja paroquial ou noutra igreja não paroquial, exceto em ermidas.

Ensino

Família, Escola e Colégio

Outro lugar da educação cristã, despois da família, é a escola, onde se educa evangelizando e onde se evangeliza educando, quer a escola pública, quer a escola católica. A escola católica mais próxima da freguesia da Sé é o Colégio de Santa Clara, das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, que oferece a formação do 1º. e 2º. Ciclo às famílias que o desejarem. Na freguesia da Sé, está disponível o Colégio das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus, com creche ou infantário, jardim de infância e centro de atividades de tempos livres (ATL).  Na escola pública, Escola Básica Infante Dom Henrique, ao Alto das Covas, os pais podem e devem matricular os seus filhos na aula de educação moral e religiosa católica. De frequência facultativa, esta disciplina é de oferta obrigatória pelo estabelecimento de ensino. O mesmo se aplica às escolas do 2º., 3º. Ciclo e Secundário da cidade de Angra.  Para os mais pequenos, a freguesia da Sé conta com mais dois Colégios e CATL: o Baloiço na Rua dos Canos Verdes e o Golfinho na Rua da Boa Nova.

Ensino

Movimento da Mensagem de Fátima

O Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) é uma associação canónica de fiéis, de formação e apostolado, que sucede ao “Movimento dos Cruzados de Fátima”.  O atual MMF foi estimulado pelas três visitas da imagem peregrina de Nª. Sª. de Fátima à Sé: em 1948, 1988 e 2016. Propõe a vivência e difusão da Mensagem de Fátima e a formação dos Responsáveis e Associados. Na prossecução dos seus fins, o MMF dá especial atenção à oração, peregrinações, doentes e deficientes físicos. O MMF é constituído pelos membros do Povo de Deus que se associem livremente e queiram assumir as exigências estatutárias. Na Sé, reúne na primeira 2ª. feira de cada mês, no Centro Pastoral Paroquial.

Ensino

Associações e Movimentos Laicais

Dando cumprimento à liberdade de associação dos fiéis, os paroquianos da Sé, para além da atividades paroquiais  podem participar, a nível da zona pastoral de Angra – Cidade e da Ouvidoria,  em Movimentos e Comunidades Eclesiais, como sejam os Cursilhos de Cristandade, o Caminho Neo – catecumenal, a Liga de Intensificação da Ação Missionária, as Equipas de Casais de Nossa Senhora, o Apostolado da Oração, o Renovamento Carismático, as Oficinas de Oração e Vida, entre outros. Está a nascer uma nova Casa das Obras Católicas, na Rua do Rego, com gabinetes para as direções dos serviços e movimentos laicais, salas de grupos, auditório, capela e instalações sanitárias. Porém, a Livraria/Loja das Obras Católicas está aberta diariamente, sita na Rua da Palha.

Ensino

Seminário Episcopal de Angra

Desde 1862 foi criado, na paróquia da Sé, o Seminário Episcopal de Angra (SEA), escola de ensino superior, desenvolvendo até hoje a formação dos padres para a Diocese, a diáspora açoriana e as missões. Desde o povoamento até hoje, os Açores deram 22 bispos à Igreja em quatro continentes, sendo 2 deles cardeais (D. José da Costa Nunes e D. Humberto Medeiros), tendo alguns sido formados neste seminário. Dada a extinção das ordens religiosas no século XIX, o Seminário funcionou no Convento de São Francisco, sendo transferido para a Rua do Palácio, onde se encontra há mais de um século.  Na década de 90 do século passado, o Bispo Diocesano, criou junto do Seminário, o Instituto de Cultura Católico, agora designado por Instituto Católico de Cultura, atualmente em funcionamento, sobretudo no ensino não presencial. O SEA é frequentado por cerca de 20 alunos, sendo reitor o Cónego Hélder Miranda Alexandre. O Seminário publica a revista Forum Teologico XXI. Associado a este estabelecimento de ensino, existe a Academia de São Tomás de Aquino, uma Conferência de São Vicente de Paulo e um Agrupamento de Escuteiros, que interagem com a sociedade local.