A Missa do Dia, que foi durante muito tempo considerada a Missa principal da Páscoa, quando a Vigília se celebrava no Sábado de manhã, é, na realidade, uma segunda Missa no Domingo de Páscoa. Sem dúvida. que não é demais, marcar de novo este dia com uma nova celebração, este dia que «o Senhor fez». o dia que o Ressuscitado encheu com as suas aparições gloriosas. É bem normal, que depois de algumas horas de sono, após a Vigília, voltemos com santo alvoroço, à celebração festiva das nossas comunidades, tanto mais que a celebração da Vigília não se pode multiplicar como Missa do Dia, nem por isso mesmo, é acessível a todos os fiéis. Será, no entanto, bom torná-los conscientes da prioridade da Vigília sobre qualquer outra celebração.

Se houver Missa Vespertina, o Evangelho será o de Lucas 24, 13-35, que narra a aparição do Senhor aos discípulos de Emaús.

Com a oração litúrgica da Hora de Vésperas termina o Tríduo Pascal. Mas a festa vai continuar durante «sete semanas», até ao Oitavo Domingo, o de Pentecostes. É o Tempo Pascal, prolongamento litúrgico que parece não querer terminar o Dia da Ressurreição, para que o «Sol da Páscoa» não venha mais a declinar. É o sabor da eternidade que está contido e garantido na Ressurreição do Senhor.

Na Sé de Angra, as celebrações eucarísticas deste dia, serão à 11:00h e 18:00h, respetivamente.

Padre Ângelo Valadão

Related Posts

Leave a Reply