A Festa da Cadeira de S. Pedro é atestada na «Depositio Martyrum», (o mais antigo calendário litúrgico romano), em meados do século IV.

Esta festa dá à Igreja a possibilidade de fazer memória viva e atualizada do «primeiro» entre os restantes Apóstolos: Simão Pedro.

A «cadeira» ou «cátedra episcopal» é o símbolo do ministério principal do bispo: o ensino. Ainda hoje se chama Catedral, à igreja onde o bispo ensina, preside às celebrações e conduz como pastor, a porção do Povo de Deus que lhe foi confiada. Por isso, esta festa recorda a missão episcopal de S. Pedro, em Roma e a dos seus sucessores: os Papas.

Transcrevo as palavras do Papa S. Paulo VI, numa audiência geral em 22 de Fevereiro de 1967: «Honremos nesta Cátedra de S. Pedro a autoridade que Cristo conferiu ao Apóstolo e que na Cátedra encontra o seu símbolo, o seu conceito popular e a sua expressão eclesial… Quanto a esta festa, basta citar uma das frases de um dos três discursos atribuídos a Santo Agostinho relativos a ela: «A instituição da actual solenidade tomou o nome de Cátedra dos nossos predecessores pelo facto que se diz ser o primeiro Apóstolo Pedro a ocupar a sua Cátedra episcopal. Justamente por isso, a Igreja honra a origem daquela «sede», que para o bem da Igreja o Apóstolo ocupou».

Nesta festa tenhamos presente na nossa oração, o atual sucessor de Pedro, o Papa Francisco, para que o Espírito Santo o ilumine na feliz e renovada condução da Igreja.

Ainda hoje, a obra de Bernini, mandada construir pelo Papa Urbano VIII e que se encontra na abside da Basílica de S. Pedro, em Roma, se chama o «Altar da Cátedra».

Padre Ângelo Valadão

Related Posts

Leave a Reply