Neste Domingo as leituras bíblicas, de uma forma especial a primeira de Gen 3, 9-15 e a leitura evangélica de Marcos 3, 20-35, falam-nos do «problema do mal» e da «família de Jesus».
A história mítica de Adão e Eva, que desobedecem a Deus, apresenta o drama do mal, do pecado, que atravessa toda a história da humanidade. O mal que não vem de Deus, mas da criatura, que quer construir a sua vida fora de Deus e daí as consequências de ruptura nas relações de amor da criatura com o Criador e das criaturas entre si.
Mas Deus não abandona o ser humano, que Ele criou à «sua imagem e semelhança». Forma um povo, envia profetas e, por fim, envia o Seu próprio Filho Jesus Cristo, como Redentor.
O Evangelho de Marcos apresenta Jesus numa discussão com os escribas que atribuem o Seu poder de expulsar os demónios ao próprio demónio que está n`Ele. Jesus faz-lhes ver a contradição em que estão a cair: «como pode o demónio expulsar o demónio?». Ele expulsa o mal pelo Espírito de Deus que está n`Ele.
À família de sangue que «quer ter mão n`Ele», porque pensa que «está fora de si», Jesus responde que tem agora uma família espiritual mais importante , a dos discípulos, isto é, dos que «ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática».

Padre Ângelo Valadão

Related Posts

Leave a Reply