Na nossa Diocese, já há vários anos, a Missa Crismal, que deveria ser celebrada na manhã de Quinta-feira Santa, é antecipada para a Quarta-feira Santa à tarde, por motivos de ordem pastoral.

É uma celebração que só pode realizar-se na Igreja-mãe da Diocese, a Sé de Angra, Missa que é concelebrada pelo bispo rodeado dos presbíteros e diáconos do seu presbitério. Nela são benzidos os óleos dos enfermos e dos catecúmenos e é consagrado o Santo Crisma, que depois são levados para as paróquias, o que manifesta a interdependência de toda a Igreja local na celebração dos diversos sacramentos e sacramentais, que são toda a Páscoa continuada e actualizada na Igreja.

A Igreja recomenda vivamente esta celebração aos presbíteros, porque sendo impossível reuni-los à volta do bispo na Missa da Ceia do Senhor, em memória da instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial, ela transfere essa reunião para a Missa Crismal em que os sacerdotes renovam perante o bispo e os fiéis as suas promessas sacerdotais.

Na Sé de Angra esta celebração terá lugar, na Quarta-feira Santa, pelas 20h00.

Padre Ângelo Valadão

Related Posts

Leave a Reply