Cirilo nasceu na cidade de Jerusalém, por volta do ano 315. Foi eleito bispo para ocupar a sede episcopal daquela cidade, no ano 350.

Cirilo teve um episcopado agitado por causa de querelas teológicas com o arianismo, que o Concílio de Niceia tinha condenado, mas não conseguira apaziguar totalmente as disputas. Jerusalém estava dividida entre arianos e não arianos. Apesar de não ter um temperamento belicoso, Cirilo viu-se obrigado a combater Acácio, bispo de Cesareia, que pactuava com os heréticos. Por isso, em trinta e oito anos de episcopado, esteve dezasseis anos exilado da sua sede. Foi um defensor intrépido da fé e deixou-nos «vinte e quatro catequeses», proclamadas na sua grande maioria, na Basílica do Santo Sepulcro. Algumas dessas catequeses eram dirigidas aos catecúmenos, mas uma grande parte eram «catequeses mistagógicas», isto é, sobre os Sacramentos de Iniciação Cristã, dirigidas aos neófitos. Assim, sobre o Baptismo, diz-nos que o cristão participa da vida do próprio Cristo: «Baptizados em Cristo e d`Ele revestidos tornastes-vos configurados ao Filho de Deus». Sobre o Sacramento da Confirmação, diz-nos que a configuração com o Filho «é significada especialmente no Crisma, quando ungidos com o óleo, fostes feitos participantes e companheiros de Cristo». Sobre o Sacramento da Eucaristia, diz-nos: «Este processo de configuração com o Filho realiza-se no e pelo Filho, que se torna alimento espiritual, em que o pão e o vinho não são simples alimentos, mas são, conforme a afirmação do Mestre, o Seu Corpo e Sangue».

Morreu no dia 18 de Março do ano 386, depois de ter participado no Concílio de Constantinopla, realizado em 381. O Papa Leão XIII, em 1893, proclamou-o Doutor da Igreja.

Padre Ângelo Valadão

Related Posts

Leave a Reply