A festa litúrgica da Conversão do Apóstolo S. Paulo teve origem na Gália, em finais do século VI, passando depois a ser celebrada em Roma, no século XI.

É tão grande a importância da conversão do «Apóstolo dos Gentios», que ela vem narrada em três textos do Livro dos Actos dos Apóstolos (9, 1-30; 22, 3-21; 26, 9-20). As narrativas bíblicas do que aconteceu no caminho de Damasco e transformou este homem, passando de fariseu convicto e perseguidor dos cristãos, a Apóstolo incansável no anúncio de Jesus Cristo, foi uma reviravolta completa na vida de Paulo, como ele próprio afirma: «O que outrora vos perseguia, agora anuncia a fé que outrora combatia» (Gl 1, 23).

Paulo, nos textos em que alude à sua mudança de vida, no caminho de Damasco, opõe sempre essa experiência, numa estrutura sintáctica adversativa a tudo o que «estava antes»: «Certamente ouvistes falar de outrora como vivia no judaísmo, com que excesso perseguia a Igreja de Deus e a devastava. (…). Mas quando aprouve a Deus – que me reservou desde o seio materno e me chamou pela sua graça – revelar o Seu Filho em mim, para que O anunciasse aos gentios, não consultei a carne, nem o sangue» (Gl 1, 13-16) «(…) Fui circuncidado ao oitavo dia, sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Quanto à Lei, fui fariseu, quanto ao zelo, persegui a Igreja de Deus, quanto à Justiça da Lei, vivia irrepreensivelmente. Mas tudo isso, que para mim era lucro, considero-o perda por causa de Cristo» (Fl 3, 5-7).

No entanto, esta reviravolta que se deu na vida pessoal do Apóstolo Paulo foi também uma fase de transição na história da Igreja Primitiva. Ela vai representar um projecto mais vasto de expansão missionária, que Paulo vai desenvolver de uma forma extraordinária nas suas viagens apostólicas que o conduziram até à Capadócia e a Roma. As suas catorze Cartas dirigidas às novas Igrejas por ele fundadas, são parte integrante do Novo Testamento.

A escolha desta festa como conclusão da semana de oração pela unidade dos cristãos é muito apropriada e está de acordo com a dimensão universalista deste acontecimento.

Padre Ângelo Valadão

Related Posts

Leave a Reply