O Papa Francisco através da Carta Apostólica «Aperuit illis», publicada em 30 de Setembro de 2019, memória litúrgica de S. Jerónimo, proclamou o 3º Domingo do Tempo Comum, como o  dia dedicado à celebração, reflexão e pregação da Palavra de Deus. A finalidade deste dia é contribuir para o despertar da consciência sobre a importância da Sagrada Escritura na vida dos fiéis, sobretudo na Liturgia, que deve levar ao diálogo vivo e permanente com Deus.

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos,  publicou uma nota, a 17 de Dezembro de 2020, indicando diversas formas de celebrar o «Dia da Palavra»: a procissão com o Evangeliário, a sua colocação sobre o altar e chama a atenção para o cuidado a ter com o «Ambão», ou seja o lugar onde são proclamadas as leituras da Palavra de Deus, a homilia e as intenções da Oração Universal.

A mesma nota conclui que «S. Jerónimo deve ser proposto como exemplo pelo grande amor que nutria pela Palavra de Deus».

De facto, na Carta Apostólica «Scripturae Sacrae», publicada pelo Papa Francisco, no dia 30 de Setembro de 2020, 16º centenário da morte de S. Jerónimo, recorda que «Ele foi um incansável estudioso, tradutor, exegeta, profundo conhecedor e apaixonado divulgador da Sagrada Escritura. Ao meditá-la encontrou-se consigo mesmo, com Deus e com os irmãos, aprimorando a sua predilecção pela vida comunitária».

Procuremos seguir o exemplo de S. Jerónimo e viver a riqueza espiritual deste «Dia da Palavra».

Padre Ângelo Valadão

Related Posts

Leave a Reply