S. Teotónio, nasceu em Ganferi, Valença, em 1082, mas desde muito cedo foi confiado aos cuidados do tio Crescêncio, bispo de Coimbra. Foi nesta cidade e em Viseu, que estudou filosofia e teologia, sendo nomeado Prior da Sé de Viseu, em 1112. Foi amigo pessoal de S. Bernardo de Claraval e viveu sempre com grande espírito de humildade, recusando, quer o bispado de Viseu, quer o de Coimbra. Fez duas peregrinações à Terra Santa e, na última, em 1132, no regresso a Portugal fundou com outros onze religiosos o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, adotando a Regra dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.
Foi neste mosteiro que Santo António de Lisboa se formou antes de entrar para a Ordem Franciscana, em 1220.
S. Teotónio foi Prior deste mosteiro que viria a ser a casa monástica mais importante da Primeira Dinastia. Lá se encontra sepultado o fundador da nacionalidade portuguesa, D. Afonso Henriques.
Um ano após a sua morte, que ocorreu em Coimbra, em 1163, o Papa Alexandre III canonizou-o. Foi o primeiro santo português a ser elevado às honras dos altares e é recordado como um grande reformador da vida religiosa.
Padre Ângelo Valadão