No 6º Domingo da Páscoa escutamos o texto evangélico de S. João 15, 9-17. Tal como o do Domingo anterior, ele está inserido no contexto do colóquio de Jesus com os Apóstolos, na noite da Última Ceia.

Jesus revela aos seus «amigos» e não «servos», a sua intimidade com o Pai. Ele e o Pai amam-se mutuamente. O Filho cumpre os «mandamentos» do Pai, isto é, a Sua entrega total, até ao dom da própria vida, pela humanidade. Ele quer que os seus discípulos se amem uns aos outros, seguindo este modelo: «o que vos mando é que vos ameis uns aos outros». Será esta a nossa vida como cristãos? As nossas opções, as nossa tomadas de posição são condicionadas pelo amor, ou pelo egoísmo?

O Departamento Nacional da Pastoral Familiar propõe aos católicos portugueses a vivência da «Semana da Vida 2021» (9-16 de Maio) este ano com o tema: «A vida que nos toca, a vida que sempre cuidamos». Passo a citar alguns pensamentos da mensagem para esta semana: «No contexto da pandemia no nosso país e no mundo, temos a experiência de que a nossa vida foi marcada por muitas privações e dificuldades e também veio mostrar-nos de forma mais clara a nossa fragilidade, No entanto, também nos conduziu  a saborear a vida como um bem muito precioso. (…) Foi-nos possível redescobrir o sentido da família, onde a vida acontece, a valorizarmos a importância dos amigos, quando tantas crianças e jovens se viram privados de se encontrarem; o lugar dos idosos na família e na sociedade, marcados por uma profunda solidão, mas em que também fomos sentindo a necessidade e o valor do encontro»

Esta «Semana da Vida 2021» desafia-nos a «não perder tempo na vida, mas a gastá-la uns com os outros». O «mandamento do amor», que hoje Jesus nos exorta a viver, passa necessariamente por aqui.

Padre Ângelo Valadão

Related Posts

Leave a Reply