Este quarto Domingo da Páscoa é conhecido pelo «Domingo do Bom Pastor». O texto evangélico de S. João 10, 11-18 e as orações da Missa apresentam-nos Jesus sob a imagem do «Bom, do Belo Pastor».

Esta imagem, sobretudo na linguagem dos Profetas do Antigo Testamento, era muito frequente e era aplicada a todos os que tinham responsabilidade de liderança social e religiosa em relação ao Povo de Deus: os reis e os sacerdotes. No entanto, o Profeta Ezequiel, em nome de Deus, reconhece dramaticamente que estes pastores não apascentaram o povo que lhe estava confiado, mas apascentaram-se a si mesmos. Por isso, o próprio Deus os dispensará e Ele «será o Pastor de Israel, seu Povo». Na perspectiva teológica de S. João, Jesus de Nazaré é o «Bom Pastor» que Deus envia para conduzir o seu rebanho, levá-lo a pastagens verdejantes. Ele não é mercenário, como os pastores que o antecederam, mas ama as suas ovelhas, conhece-as pelo seu nome e dá a vida por elas.

Este Domingo é desde há 58 anos «Dia Mundial de Oração pelas Vocações» de especial consagração ao Reino de Deus: os sacerdotes, missionários e religiosos.

Peçamos ao Dono da messe que mande bons e santos trabalhadores para a sua messe.

Padre Ângelo Valadão

Related Posts

Leave a Reply