João Cidade nasceu em Montemor-o-Novo em 1495. Foi raptado em criança por um desconhecido e abandonado em Espanha. Acolhido pelo chefe dos pastores de Oropeso foi também pastor e mais tarde, soldado. Foi ferido em Viena e, depois de uma passagem por Marrocos, vai para Gibraltar onde começa a vender livros, sobretudo de piedade. Em 1537 vai para Granada (Espanha) e ouve um sermão de S. João da Cruz, um grande místico e orientador espiritual, que o impressionou vivamente. Estava com 42 anos de idade. A partir dessa altura mudou drasticamente o seu comportamento, fazendo uma caminhada penitencial de conversão. A forma como viveu exteriormente a penitência levou a sociedade de Granada a considerá-lo um louco e, por isso, foi encerrado num manicómio, onde foi tratado com uma terapêutica rudimentar, como então se praticava. A sua experiência neste lugar foi de tal forma dura que decidiu dedicar totalmente a sua vida a cuidar dos doentes mentais, com técnicas mais dignas. Logo que saiu fundou um hospital em Granada e reuniu à sua volta alguns discípulos. Foi esse grupo que esteve na origem da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus. Este nome «João de Deus» foi imposto pelo bispo de Granada a João Cidade.

Desde essa altura e até à sua morte ocorrida em 8 de Março de 1550, João de Deus viveu inteiramente entregue ao serviço dos «seus senhores: os pobres e os doentes», pelos quais não hesitou em tornar-se o «mendigo de Granada», gritando pela cidade: «Irmãos fazei o bem a vós mesmos».

Foi canonizado em 1690. Em 1866 o Papa Leão XIII proclamou-o patrono dos hospitais e o Papa Pio XI, em 1930, proclamou-o padroeiro dos enfermeiros e enfermeiras.

A Ordem Hospitaleira de S. João de Deus está na Terceira, desde 1927, por iniciativa do benemérito Dr. Joaquim Bartolomeu Flores, tendo fundado a Casa de Saúde de S. Rafael, que tem prestado um grande serviço não só aos doentes desta ilha mas aos das outras, sobretudo às do grupo Ocidental e Central.

Padre Ângelo Valadão

Related Posts

Leave a Reply