Se hoje não fosse o 4º Domingo do Tempo Comum estaríamos a celebrar a memória de S. João Bosco, o »pai e mestre da juventude».

João Bosco nasceu no seio de uma família pobre, em Castelnuovo d`Asti. no ano de 1815. Ainda criança perdeu o pai e foi educado pela sua mãe Margarida, na fé e na prática das virtudes cristãs. Aos nove anos intuiu, através de um sonho, que deveria dedicar-se à educação da juventude. Sendo ainda um jovem fundou com os seus companheiros a «Sociedade da Alegria», para prevenir os mais novos de caírem em vícios. Foi ordenado sacerdote em 1841 e escolheu como programa de vida: «Dá-me almas e faz o resto», dando origem ao Oratório sob a protecção de S. Francisco de Sales. O seu estilo educativo e pastoral baseava-se no «sistema  preventivo e na educação da fé». Fundou a «Sociedade de S. Francisco de Sales» (Salesianos) e, com Santa  Maria Domenica Mazzarello, o «Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora».

O «pai e mestre da juventude», como lhe chamou o Papa S. João Paulo II, morreu em Turim, no dia 31 de Janeiro de 1888. Foi canonizado pelo Papa Pio XI, em 1936. Os Salesianos, presentes em muitos países do mundo, continuam a sua obra educativa.

Padre Ângelo Valadão

Related Posts

Leave a Reply