A Igreja celebra hoje a memória litúrgica de dois grandes Doutores da Igreja do Oriente: S. Basílio Magno e S. Gregório de Nazianzo.

Basílio nasceu em Cesareia, na Capadócia (actual Turquia), no ano 329. Começou por ser professor de Retórica, profissão que veio a abandonar para entrar nas fileiras de monges da Síria e da Palestina. Durante a sua estadia entre eles, redigiu as Regras Monásticas e, em 362, tornou-se auxiliar do bispo de Cesareia, antes de se tornar titular dessa sede episcopal. Neste cargo mostrou-se um pastor sensível às questões sociais e um intrépido defensor da fé. Afirmou a divindade do Espírito Santo, dando assim um contributo decisivo para o Dogma da Trindade. Resta-nos desta grande figura episcopal a sua obra: «Tratado sobre o Espírito Santo», contra o herético Eunónio, alguns Comentários Bíblicos e uma vasta correspondência. Morreu a 1 de Janeiro de 379.

Gregório de Nazianzo era oriundo de uma família aristocrática. Foi retórico, poeta e teólogo. Arrebatou aos heréticos a sede episcopal de Constantinopla que ocupou, de certo modo por intermitência, entre 378 e 381, sempre desejoso de voltar à solidão. Logo que, em 383 a situação se normalizou, Gregório retirou-se definitivamente para o domínio familiar de Arianza onde nascera e onde veio a falecer em 389.

Cultivou uma grande amizade com Basílio e Gregório de Nisa. os chamados «Padres Capadócios» e foi considerado como o maior panegirista do Mistério da Trindade.

Padre Ângelo Valadão

Related Posts

Leave a Reply