Na vocação deste Apóstolo, o Evangelho apresenta-nos uma dupla tradição. A do Evangelista S. Mateus que nos diz que ele foi chamado diretamente por Jesus, juntamente com o irmão Simão Pedro, quando estavam a pescar no mar da Galileia. A outra tradição é do Evangelista S. João, que nos diz que ele foi chamado juntamente com outro discípulo do Baptista, que apresentou Jesus como o «Cordeiro de Deus».

André aparece sempre na lista dos Doze Apóstolos mencionados nos Evangelhos. O Evangelista João refere-se particularmente a ele por duas vezes: a primeira, quando informa que um rapaz tem cinco pães e dois peixes, que depois serão multiplicados por Jesus e partilhados por todos. A segunda vez quando ele aparece como mediador entre Jesus e um grupo de gregos que queriam encontrar-se com o Mestre.

Segundo algumas tradições que remontam aos princípios da Igreja, o Apóstolo Santo André terá realizado o seu trabalho de Evangelização na Grécia e na Ásia Menor, tendo sofrido o martírio na cidade grega de Patras. Foi crucificado numa cruz em forma de X a que ainda hoje se chama a cruz de Santo André.

Padre Ângelo Valadão

Related Posts

Leave a Reply