Nasceu em 24 de Junho de 1360. Aos treze anos passou a integrar o séquito de D. Fernando, sendo-lhes reconhecidas as suas virtudes militares e o seu amor ao reino de Portugal.

Lutou incansavelmente pela soberania do reino, onde viria a adquirir títulos e posses, tornando-se um dos homens mais abastados e influentes de Portugal.

Do seu casamento, por imposição paterna, com D. Leonor de Alvim nasceu a sua única filha, D. Beatriz.

Em 1422, já viúvo, D. Nuno partilhou com os seus netos todas as suas posses e títulos, recolhendo-se ao Convento do Carmo, em Lisboa, por ele fundado. A caridade foi a arma que o ajudou a travar o bom combate.

Como nos diz um seu biógrafo, na Crónica dos Carmelitas (1745): «Ele não se contentava com distribuir as esmolas pelo seu pagador, como no mundo fazia, mas pelas suas próprias mãos, na porta deste convento e remediava cada um na sua necessidade. (…) Assistia aos pobres nas doenças, não só com os alimentos necessários, mas com os regalos administrados por suas próprias mãos».

Faleceu em Abril de 1431, quando a seu pedido lhe era lida a passagem de S. João, onde Jesus entrega a Sua Mãe ao discípulo amado: «logo que chegou à clausula do Evangelho onde Cristo falando com a Sua Mãe a respeito do amado discípulo lhe diz: «Eis o vosso filho», ele deu o último suspiro e entregou sua alma ditosa ao mesmo Senhor que a criara».

Padre Ângelo Valadão

Related Posts

Leave a Reply