Em 1948 foi fundado, em Amesterdão, o Conselho Mundial das Igrejas Cristãs, com sede em Genebra. O Conselho congrega mais de 340 Igrejas Cristãs que representam mais de 550 milhões de fiéis presentes em mais de 120 países. Entre as Igrejas Cristãs destacam-se as Ortodoxas, Anglicanas, Baptistas. Luteranas, Metodistas, Calvinistas e outras.

A Igreja Católica não faz parte da organização, mas mantém laços estreitos com o CMI, o que ficou demonstrado no encontro do Papa Francisco com os líderes do CMI, em 2018.

Desde 1968 os subsídios para reflexão e oração  durante este oitavário são elaborados conjuntamente pela Comissão «Fé e Constituição» do CMI e pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. A partir de 1975, os subsídios são realizados tendo como base um texto preparado por um grupo ecuménico local de distintos países.

Procuremos rezar e trabalhar pela Unidade da Igreja, correspondendo assim ao pedido de Jesus: «que todos sejam um». Quanto mais cada Igreja Cristã for fiel ao Espírito Santo, mais depressa se realizará o desejo do Senhor Jesus.

Padre Ângelo Valadão

Related Posts

Leave a Reply